Booktrailer – Destino

Gente, essa postagem deveria ser a de ontem, porém, a blogueira que vos fala trocou os dias que ela mesma estabeleceu! Fail!

A proposta dessa seção é trazer e comentar booktrailers, dos mais variados livros/gêneros, assim espero.
Mas o que são booktrailers? Como o nome sugere, são trailers de livros. Sim, se os filmes nos permitem conhecer um pouco mais da história através dos trailers, os livros agora fazem a mesma coisa. Alguns são imagens estáticas, com música e texto escrito (como legenda), outros tem animações, há ainda os que são filmados com pessoas de carne e osso, e aqueles que possuem  vozes narrando. As variantes são muitas, e vou comentar o que achei de bom e ruim, qual apelo funcionou comigo ou não nesses videos.

O primeiro que trago para vocês é o do livro Destino (primeiro de uma trilogia), da Ally Condie, que foi publicado aqui no Brasil pela Suma de Letras.

Sinopse:

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Agora o booktrailer:

Ok, a sinopse já entrega boa parte da trama, a gente supera. Mas pelo que a mesma já informa, eu acho, sinceramente, que o book trailer oficial deveria ser melhor trabalhado. Mas ainda sim o vídeo fez um serviço melhor que a sinopse, foi mais impactante e instigante.
Por exemplo, logo nos primeiros segundos, vemos Cassia tocando numa tela (vou revelar aqui, não é nenhum spoiler que vá estragar sua leitura), e isso é parte do seu trabalho, já que ela é uma classificadora, pessoa que observa padrões agilmente e consegue (como o nome já diz) classificá-los. Quando vi não entendi patavinas, mas após a leitura fez todo sentido!

Entendo que como não é filme, as exigências e ferramentas são outras, mas seria muito interessante dar um vislumbre na Sociedade, para além das fotos dos cidadãos.
Outra coisa, o que foram aqueles 15 segundos perdidos no final? Poderiam ter aproveitado mais 10 segundos de trailer e deixado 5 segundos para fazer propaganda da capa do livro/editora, não acham?!

Outra coisa que achei esquisita foi a moça que é Cassia, poderiam ter escolhido uma foto melhor dela não? Ali ela tá com uma cara, no mínimo, antipática. E para ser a foto que o seu Par vai ver no microcartão, já que no geral os pares não se conhecem e são de cidades diferentes… né? Poderia ter dado um sorrisinho, afinal, até esse momento ela ainda era pura e inocente!!!

Quando vocês assistiram a esse trailer, o que acharam?
Desde a primeira vez que vi achei muito estranho. Agora que li o livro compreendo, sei melhor do que se trata, mas tem outros livros de editoras menores, e até mesmo autorais que dão um banho nesse. Não vai para o quadro de top trailers de livros.

Só para avisar, semana que vem tem resenha de Destino aqui no blog. Vou dividir minhas impressões do livro com vocês!

Anúncios

3 thoughts on “Booktrailer – Destino

  1. Tu acha? Eu acabei adorando o trailer. Definitivamente não é o tipo de livro que eu leria, mas, graças ao trailer, acabei me interessando nele.

    Gostei muito da trilha sonora e do aspecto limpo das imagens, remetendo ao ambiente futurista da trama. Sem falar que a montagem das cenas tá boa, e a reação da narradora ao erro de sistema ficou bem realista, na minha opinião!

    • Pois é, pra mim não surtiu esse efeito não.
      Confesso que só li mesmo o livro porque ganhei ele numa promoção hauhauahua =x
      Até que é bom, gostei da leitura, mas engatei mesmo só no final do livro, mas deixo pra falar mais na resenha buaAHahaAHA

      beijo procê sócio

  2. Pingback: Destino, de Ally Condie « Nooblandia

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s