Lázarus, de Georgette Silen

Estou muito feliz em participar do booktour da Editora Underworld, que foi o segundo método de parcerias com blogs adotado por ela. O primeiro livro que recebi foi Os Sete Selos, da Luiza Salazar (que já tem resenha aqui no blog), e esse foi um livro da Under. O livro de que vou falar hoje é de outra editora, mas entrou na parceria do projeto booktour.

Eu já sabia que Lázarus abordava uma temática vampírica. Há muito tempo tinha visto uma resenha ou outra avaliando positivamente o livro, mas evitei ler resenhas dos livros listados no booktour, quero mesmo manter o suspense – já que algumas resenhas revelam mais do que eu gostaria de saber sem ter lido 😛

Capa de Lázarus, de Georgette Silen. Publicado pela Editora Novo Século

Mistério, romance, alta tecnologia, sangue e morte passam a cercar a vida de LauraVargas, museóloga brasileira, após ela aceitar um surpreendente e inesperado convite para assumir o cargo de curadora de arte no The City Museum of Art and Gallery, em Bristol, sudoeste da Inglaterra,a cidade natal da família de seu pai. Disposta a começar uma nova vida ao lado da filha adolescente, Cinthia, Laura se surpreende ao descobrir que nem todos são aquilo que aparentam ser e que a eternidade é muito mais do que um conceito, ou uma simples palavra, quando ela encontra o Lázarus e recebe dele o seu “dom”. Agora, Laura precisa fugir de seus perseguidores, interessados em obter a “cura” milagrosa para todos os males, o dom ofertado pela misteriosa criatura lendária, e que se concentra em seu sangue.

Peguei o livro, olhei as orelhas, li a sinopse e não tinha ideia do que esperar. E que grata surpresa eu tive!!!! A Georgette teve uma sacada na narrativa, que eu não vou contar aqui para não estragar a leitura de ninguém, mas que eu simplesmente adorei! Digo uma coisa: preciso urgentemente do segundo livro. Os últimos capítulos foram tão angustiantes que não aceitei que aquele seria o fim, comecei a pesquisar e descobri que o livro tem continuação, só não sei se já tem publicação certa, mas assim que tiver comprarei, preciso continuar acompanhando a vida de Laura Vargas.

Não gostei do prefácio do livro, achei desnecessário colocar o currículo da prefaciadora quase completo, não acrescentou em nada.

A história é dividida em três livros (Travessia, Metamorfose e Conversão), sendo o último o mais curto de todos, que sempre começam com um epílogo interligado à trama da vez.

A protagonista, Laura Vargas, a quem só descobrimos o nome mais pra frente na leitura, tem mestrado em museologia. Quem não me conhece ainda, não sabe que uma das faculdades do meu sonho é Museologia, fiquei em faniquitos conhecendo a personagem! Gostei dela logo de cara rsrsrs Currículo impressionante! Sua dissertação de mestrado teve repercussão tão grande que a teve publicada em formato de livro e foi convidada para trabalhar no The City Museum & Art Gallery de Bristol, em Londres. Aí sim, revelar o currículo acrescentou, foi uma identificação imediata!

O Museu da Cidade e Galeria de Arte, Bristol

É quando Laura aceita o convite para trabalhar em Bristol que toda sua vida muda. Ela já possui dupla cidadania, pois seu pai é da cidade de Bristol, e ela sempre frequentava a cidade durante férias e tal. Quando se muda para lá, Laura já é viúva e sua filha, Cínthia, tem 16 anos. Laura casou muito cedo, e perdeu o marido muito cedo também. Depois disso não teve nenhum relacionamento sério ou importante, até chegar em Bristol…

A cidade é adorável! No dia que for para Inglaterra vou querer passar lá. Amei as descrições da Georgette, fiquei encantada com o velho e novo sempre em contato, dando um toque muito particular a cidade.

O bom para Laura e Cínthia, é que elas já tem onde ficar, a casa herdada da vó. E o melhor, a grande amiga da família, Jeanete, está esperando por ela e aprontou tudo que pode para as boas vindas das duas. Jeanete é uma fofa! O tipo de segunda mãe/avó que todo mundo adoraria ter. Carinhosa, atenciosa e muito prestativa, além de confiável. Tem como não gostar?!
Jeanete tem dois filhos, David e Georgiana, ambos muito amigos de Laura. (Observação: David é professor de História Medieval na Universidade de Bristol, que fica perto do museu… Hmmmm!!!)

A chefe de Laura, Clementine Fevré, tem uma reputação… Conhecida por ser muito exigente, guarda mais mistérios do que supomos, muitos envolvendo sua família, envolvendo seu irmão, Robert Fevré (só digo uma coisa, de tirar o fôlego!).

Assim que se instalam na cidade, Laura e Cínthia ficam sabendo de um ataque em série que vem ocorrendo, o qual ninguém suspeita quem é o assassino. A cautela é grande, mas tudo está conectado, e nem suspeitam que os crimes vem do sobrenatural.

Como mencionado acima, o livro é dividido em três partes, cada uma dedicada a uma fase da vida de Laura. Tenho medo de me estender nos comentários e acabar dizendo o que não devia. Algumas coisas eu já esperava que acontecessem, outras me deixavam surpresa, outras ainda me deixavam furiosa (cenas de ciúme, senti todas elas!!! quando eu não me continha, ligava para Ulisses *namorado* e desabafava dizendo que faria a mesma coisa que Laura; ele, claro, ria da minha cara ¬¬)

Diante de tantas histórias de vampiros, Lázarus se diferencia por não ter aquele lenga-lenga. Os vampiros não tem meia conversa, os metamorfos também não. Conhecemos outros clãs vampíricos, muitos deles antiquíssimos e cruéis. Eles não brilham com a luz solar, mas o que os diferencia dos humanos é um disfarce ínfimo, mas ok, isso já é implicância minha.
Acredito que isso se deva ao fato dos personagens principais serem mais maduros mesmo, mas não deixa de ter o apelo para os jovens leitores, pelo contrário.

Para os apreciadores de romances sobrenaturais, está mais que indicada a leitura!

PS: Georgette, por favor, lança logo o segundo volume que vou ter um troço se não souber o que acontece com Laura, e Robert, e todo mundo >.<

4 thoughts on “Lázarus, de Georgette Silen

  1. Olá, tudo bem?
    Obrigada pela sua resenha ^^
    Acredito que a continuação do Lázarus terá sequencia agora em 2012, para alegria minha e dos leitores.
    Obrigada pela sua resenha super alto astral =DDD
    Bjs
    Georgette Silen

    • Espero mesmo que saia esse ano ainda, estou ansiosa por saber o que vai acontecer com Laura e Robert e David xD
      Fiquei feliz demais com seu comentário!

      beijão
      bibs

Deixe um comentário

