Opinião – SOPA e PIPA, sou contra! E vocês?

Ao longo da semana tenho visto algumas matérias falando do SOPA e PIPA, dois projetos de lei estadunidenses de CENSURA!

Sim, isso mesmo! Os dois projetos de lei falam dos direitos autorais, nessa tentativa de extinguir a pirataria na internet, qualquer site que tiver um link que seja (vale até num comentário) para um conteúdo que tem seus direitos protegidos, o site é bloqueado sem qualquer notificação ou ação judicial.

E antes que você pense que as leis sendo aprovadas vão intervir apenas em território estadunidense, pode ir mudando de ideia, pois saiba que a grande maioria das empresas e servidores estão nos Estados Unidos. Nem o Creative Comons escapa! Vejam a ilustração abaixo, por favor, com paciência, pois é muito explicativa (apesar do português meio doido):

Clique para ver maior

Quer saber mais detalhes? Veja essa matéria que saiu no Jovem Nerd!

Sim, é bem preocupante. Como colocar seu conteúdo, ter novas ideias, continuar produzindo e reproduzindo coisas, se a qualquer momento podem nos parar?! E o pior, boa parte das pessoas que podem aprovar a lei desconhecem o real funcionamento da mesma.

Em protesto, no dia 23, várias empresas vão passar o dia OFF. Empresas como Amazon, Google, eBay, AOL e Facebook falam em desligar todos os seus serviços nesse dia, quando o projeto de lei vai ser [ou não] aprovado. Vejam a notícia completa sobre esse alerta anticensura aqui.

Deixo vocês com um vídeo:

PS: para quem usa Gmail, é bom providenciar um backup de seus emails. Lembram de quando vários usuários tiveram problemas com suas contas? Não custa prevenir! Facilmente se acha um programinha que faz isso para você. Eu já salvei 5 anos de emails 🙂

Anúncios

8 thoughts on “Opinião – SOPA e PIPA, sou contra! E vocês?

  1. Nossa, que nonsense esse negócio de S.O.P.A., sério! Eles querem acabar com a pirataria, mas estão fazendo isso de um modo completamente errado. Até porque, nem tem como acabar com a pirataria – pelo menos em minha opinião. Acho legal essa ideia de protestar e deixar as redes OFF no dia da decisão, e tomara que não aprovem essa lei, porque obviamente, ela afetará o mundo todo. Imagina, vários sites sairão do ar, muitos conteúdos serão removidos, várias pessoas serão prejudicadas… É um absurdo. Também sou totalmente contra!

    • e o pior é ver gente falando “e daí? é nos EUA, não me afeta em nada” mas afeta sim!
      e tem várias empresas se adaptando à pirataria, barateando seus produtos, e com isso vendendo mais.
      sempre há alternativa, não precisam chegar a esse extremo né?!

  2. Pra mim, o que parece é que estão usando a desculpa de “vamos acabar com a pirataria” pra encobrir a verdadeira intenção: controlar a internet. Sou completamente contra, ainda mais em uma época que o projeto Jogo Justo aqui no Brasil está diminuindo os impostos sobre os importados e acabando com a pirataria.

    • pois é! eles foram muito agressivos nessa tentativa antipirataria, mas a repercussão foi imensa e com isso tiveram que adiar.
      espero que esses projetos não voltem nunca mais, e que eles comecem a aprender com o Steam e com o Jogo Justo!

  3. É REALMENTE preocupante uma leia ser aprovada sem fundamentos e sem o conhecimento avançado do que ela vai causar para o resto do mundo. Seria o início do fim da Internet, pelo menos dos moldes que temos hoje não sobraria nada.
    Agora que interromperam por tempo indeterminado, talvez acalme os ânimos daqueles que defendem a todo custo a aprovação, e dê para refletirem a caca que estavam prestes a fazer.
    O Anonymous fez a sua parte e ainda vai fazer mais pelo que divulgam no Twitter. Se não fosse essa rebeldia deles e tantos falando, comentando, e tudo, estaríamos com os dias contados.
    Agora, continuemos alertas para quando a tempestade chegar. O_O

    @rafaschiabel

    • só a SOPA acabou ou a PIPA também? como disse no outro comentário, há outras maneiras de lidar com a pirataria, preços acessíveis são um excelente atrativo. podiam começar a investir nisso do que começar uma cyberwar xD

  4. Pingback: Opinião: SOPA e PIPA estão de molho? Temam a ACTA! « Nooblandia

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s