Noobnews: “Minha Luta” proibido em Munique e Fórum Autor 2.0

Semana passada vi a notícia de que o livro Minha Luta (Mein Kampf), escrito por Adolf Hitler – banido da Alemanha por razões óbvias – iria ser reeditado pelo editor britânico Peter McGee e a edição contaria com comentários que situariam o contexto histórico da obra. Veja a notícia em detalhes aqui.

Durante a semana, a justiça de Munique proibiu a reedição e circulação da obra no território alemão, veja um trecho

MUNIQUE, Alemanha – A Justiça de Munique bloqueou nesta quarta-feira, em caráter de urgência, a publicação do livro “Mein Kampf” (“Minha Luta”), de Adolf Hitler, impresso em formato de caderno e edição comentada para ir à venda a partir de amanhã.

Os direitos de publicação do livro são do estado da Baviera, que entrou com a ação para evitar o lançamento. A intenção do editor britânico Peter McGee era colocar à venda fragmentos da obra, comentados, como suplemento da revista “Zeitungszeugen”, que desde 2009 republica antigas edições de jornais nazistas.

Até que se resolva o impasse, o editor cogita ir adiante com a publicação deixando os trechos de “Mein Kampf” ilegíveis, mas preservando os comentários.

 Leia mais aqui.

~*~*~

Em meio a tanta discussão gerada por direitos autorais, graças aos projetos de lei SOPA e PIPA (e atentem para o ACTA, muito pior!!!), descobri um fórum muito interessante, que discute a relação autores x era digital.

O Fórum Autor 2.0 traz vários textos tratando da questão dos livros digitais, algumas publicações online e esclarece várias obscuridades envolvendo os ebooks:

OS RECURSOS DIGITAIS ESTÃO LIBERTANDO OS LIVROS DAS RESTRIÇÕES FÍSICAS E LIBERANDO O ACESSO DE TODOS À EDIÇÃO E A PUBLICAÇÃO, ALÉM DE EXPANDIREM O CONCEITO DE AUTORIA. OS PAPÉIS DA CADEIA DO LIVRO — DO ESCRITOR AO LEITOR, PASSANDO POR AGENTES, EDITORES, LIVRARIAS E CANAIS DE DIVULGAÇÃO — SERÃO REDESENHADOS.
AUTOR 2.0 É UM FÓRUM PARA COMPREENDER AS NOVAS POSSIBILIDADES DO DIGITAL E SEU IMPACTOCRIATIVO E ECONÔMICO SOBRE O FUNDAMENTO DA CADEIA DO LIVRO: OS ESCRITORES.
AO EXPLORAR ESSAS POSSIBILIDADES VISUALIZAREMOS NOVOS CAMINHOS PARA A ESCRITA E NOVAS FORMAS DE EDITAR E LER.

Acessem o fórum!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s