Booktrailer – ou quase: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore!

Passei a tarde pensando em qual livro trazer hoje, mas ai lembrei de um curta sobre livros que ainda não tinha assistido. Pois acabo de assistir e ainda estou emocionada!

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, escrito por William Joyce e dirigido por ele e Brandon Oldenburg, é um dos curtas cotados para o Oscar desse ano.

Inspirado em doses iguais pelo furacão Katrina, Buster Keaton, O mágico de Oz e o amor por livros, The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore é uma pungente e humorada alegoria sobre o poder curativo das histórias. Usando uma variedade de técnicas (miniaturas, animação por computador, animação 2D)  o premiado autor e ilustrador William Joyce e o co-diretor Brandon Oldenburg apresentam um estilo híbrido de animação que remonta aos filmes mudos e os musicais da MGM. Morris Lessmore é antiquado e de ponta, ao mesmo tempo.
(Tradução livre. Fonte)

O curta é encantador em todos os aspectos. O escritor Morris Lessmore está entretido escrevendo seu livro quando um furacão chega a cidade e bagunça com tudo. Durante a ventania, ele tenta a todo custo não perder o seu livro. O vento cessa, casas caem, o chão está cheio de folhas espalhadas e os sobreviventes estão desnorteados.

Com chapéu, bengala e seu livro em mãos, Morris caminha sem rumo até que para num certo momento e se depara com o livro em branco. Triste, ele vê livros voando, carregando com eles uma moça, que ao ver Morris, manda um livro para ele. O livro do Sr. Ovo é o guia de Morris para um mundo mágico, onde os livros tem vida!

Essa é a premissa do curta. Quando chega na biblioteca, se depara com vários livros vivos, acaba cuidando deles, divertindo-se com eles e volta a escrever seu livro. Coincidentemente, ou não, ao chegar ao fim do livro, é o fim da sua vida. Já velho, Morris, alguns livros o circulam, o rejuvenescem e voam com ele para o céu. Ao mesmo tempo, chega uma garotinha triste a biblioteca, e ao tocar o livro que Morris acabara de escrever, volta a ficar feliz. E assim o ciclo continua.

É uma das histórias mais lindas e tocantes que eu já vi sobre livros. Cada livro meu é um filho para mim, sem exageros. Cada um que compro, ganho ou presenteio é um sopro de  vida, uma alegria imensa para mim. Prefiro acreditar que os livros que não gostei não são ruins, assim como tem pessoas que não gosto na vida. Mas em compensação, tem muuuuuuitos outros livros que adoro, e são todos amigos meus.

O cheirinho de livro novo, recuperar um livro velhinho de sebo… cada momento é único. Sou apaixonada por meus bebês! E o curta é sobre isso, o amor sobre os livros.

Anúncios

One thought on “Booktrailer – ou quase: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore!

  1. Pingback: Noobnews: dragão erótico, lançamentos da Estronho e Oscar « Nooblandia

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s