Opinião: Editais foram feitos para serem cumpridos!

Hoje eu fiz prova para um concurso público da UEPB e fiquei impressionada como as pessoas não conseguem cumprir regras básicas.

Não estamos falando aqui de nada muito complicado, de apenas uma regra simples: não portar o celular no local de prova. Gente, isso estava explícito no edital e no sistema em que verificávamos o endereço de onde a prova seria aplicada estava em letras garrafais: NÃO LEVE O CELULAR.

Parece que era o mesmo que dizer: LEVE! Na sala onde fiz a prova, quatro pessoas foram eliminadas por estarem com os seus celulares desligados. Passei por duas revistas na saída da prova, pois se o detector apitasse eu seria eliminada na hora. No final das contas foi melhor para mim, já que disputo 1 vaga com quase 200 pessoas… mas, foi bobeira delas.

E não é de hoje que vejo esse tipo de descrença. Já vi editores comentando que receberam coisas inusitadas ao longo da seleção de textos para antologias (nem vou comentar erros crassos de ortografia e gramática, porque se a história for realmente supimpa podem dar uma chance de revisão) como por exemplo, textos enviados por menores de 18 anos, sem a devida autorização dos pais, quando o regulamento chama atenção para esse tópico. Fora textos de gêneros destoantes com a linha editorial. Imaginem um drama para uma editora que só publica ficção científica! Sintam a harmonia!

Eu não entendo como as pessoas não conseguem cumprir com regulamentos simples; se me proponho a uma seleção de emprego por concurso, de contos para antologias, de original para editora X… leio toda a regulamentação e/ou proposta estabelecida e sigo a linha de exigência. Não dói, não sangra e não mata ninguém. Então por que?!

Será uma vontade do inconsciente em enfrentar a autoridade em questão? Será uma rebeldia tardia? Às vezes acho que é apenas idiotice mesmo, mas quero crer que há uma causa obscura por aí, manter a esperança 🙂
Mas realmente me incomodou, se fosse uma pessoa ou outra sendo eliminada, até compreendo. Mas o que teve de detector apitando assim que liberaram a saída dos candidatos não foi brincadeira.
E vocês, tem alguma ideia do por que é tão difícil cumprir regras?

Anúncios

One thought on “Opinião: Editais foram feitos para serem cumpridos!

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s